Elvis de Jesus Gomes


Máfia no Divã

O filme logo no começo mostra a uma reunião de mafiosos, mas é nessa primeira parte que acontecer uma ação recíproca entre Bem Sobel (psiquiatra) e uma pacienta, pois raciocinou uma ação em relação a paciente, mas teve calma para mostra uma ação consciente paciente.

Outra cena interessante é quando vitti (o mafioso) vai ao consultório de bem sobel, e lá há uma troca de papeis onde vitti faz a pergunta e Ben da às respostas (estímulos) como no behaviorismo. Vitti mostra ataques de ansiedade por causa da morte do seu pai, por isso em todas as consultas entre Ben e vitti há algo novo, pois vitti vai liberando algo do seu inconsciente, mas toda vez que questionado usa um mecanismo de defesa que no caso seria a repressão, assim eliminado da sua consciência um sentimento através do recurso do instinto que fazia ele está sempre certo diante de todos os questionamentos feitos por Ben, em certa corta consulta bem relata que vitti poderia está com complexo de Édipo mais vitti nega essa hipótese, mas ele relata um sonho que bem utilizou para fazer uma associação livre.

Em varias partes do filme nota-se uma transferência que é uma ligação emocional entre vitti e Ben Sobel tem uma cena muito interessante é quando bem sobel indica a vitti a conversa com alguém como forma de alivio de seus pensamentos e vitti liga para outro mafioso, mas acaba não saindo como Ben planejou, Apesar de todos acontecimentos vitti retorna a sua Sá consciência e da a volta por cima  indo a reunião dos mafiosos, e assim se mostrando curado da sua ansiedade ou como chamado no filme no caso é uma experiência emocional corretiva.    







A Psicanálise


A psicanálise investigar a mente humana através de um conjunto de fatores do seu inconsciente. Ela usar vários métodos, um deles é associação livre que leva o individuo a relatar o que vem na mente, deixando de indica qualquer posição consciente a seus pensamentos (sonhos). E necessário que ele traduza informações de tudo que relatar seus estímulos (autopercepção). Freud afirmar que “nada lhe acontecerá que não tenha alguma referência com essa situação. Sua resistência contra a reprodução do material reprimido será agora expressa de duas maneiras (analítica é aplicada de maneira que escuta serenamente, mas sem qualquer esforço constrangido, e também as objeções que é se opõe a algo, obstáculo, ou afirmação a fim de expressa algo)” assim ficou possível provar que os sonhos ou fantasias tem significados e tornar necessário descobrir dependendo do caso, pois o sonho é um item psíquico inteiramente valido.

Outro método é atenção flutuante que é meio em que o psicanalista escutar o individuo não privilegiando o priorizando qualquer elemento do discurso dele. O que tornar necessário deixar funcionar livremente sua mente, assim suspendendo as motivações que distraíam sua atenção. O mecanismo de defesa são processos do subconsciente que procura mostra solução para os conflitos não executados pela consciência. Pois a psicanálise supõe que existe elementos mentais que se opõem. A vários mecanismos de defesa:

Repressão- é elimina da consciência um sentimento, ideia ou recurso do instinto.

Defesa de reação- é mostrar um recurso ou expor seja um sentimento,ambos opostos aos estímulos consciente.

Projeção- é dar um desejo próprio a algo ou alguém que afirme com uma justificativa própria ou ação.

Regressão- é tomar atitudes anteriores que se demonstrou gratificante ou seguro ao individuo. Tentar fugir ou cria um presente angustiante.

Transferência- é uma ligação emocional entre o individuo e analista, em que eles representam uma transferência da relação que ele havia tido em que o inconsciente projeta no terapeuta.

Isolamento– consiste em separa um pensamento ou ação do seu procede geral.




 Referencias eletrônicas

Wikipédia
http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/o-metodo-da-associacao-livre http://www.psicoloucos.com/Sigmund-Freud/mecanismos-de-defesa.html


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Behaviorismo/Gestalt


O behaviorismo é uma teoria psicológica que analisa o comportamento com base em duas unidades analíticas que no caso são a resposta e o estimulo. Já o gestalt se dirige a maneira de dar forma ou de moldar, fazendo alterações, mas precisamente dando características próprias.

O behaviorismo entender a relação do comportamento humano através do modo de agir entre o organismo e o ambiente. No gestalt o conhecimento se dar pelo estudo detalhado das partes por meio das informações adquirida do objeto.

O behaviorismo dar seu diagnóstico através da tomada de consciência do individuo, pelo ato dos seus próprios estados mentais, das memórias, crenças e emoções.

No gestalt o que for semelhante seja o individuo ou não provavelmente permanece próximo, e também que independente dos seus adjetivos, e os objetos tende a ter um alinhamento harmônico das formas, além da pregnância que é a simplicidade natural que desenvolver uma assimilação do objeto a ser analisado. Tem também a clausura que é a boa formar de compor uma figura com limites bem marcados.

Já o behaviorismo é dividido em três o behaviorismos clássico, filosófico e o radical, cada um com método diferente o clássico é observação publica do comportamento, o radical é analise da utilização do pensamento cientifico, a fim de chegar a um modo absorver e explica as consequências e como funciona passo a passo o comportamento, o filosófico mostra sentido através do tempo, conceitos do pensamento, afirma uma ideia de tendência ou disposições comportamentais, ou seja, o behaviorismo esta na disposição de tal individuo a praticar um comportamento.

E de maneira clara que o behaviorismo procura explicar o comportamento e consequências de tais estímulos a serem praticas, já gestalt é procura de uma estabilidade ou percepção o do método dedutivo, que tende organizar e estrutura a mente ou a algo. Então tanto a teoria behaviorista como a teoria do gestalt analisam o comportamento do individuo de modo um pouco diferente na abordagem.



Referencias eletrônicas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo

http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/



------------------------------------------------------------------------------------------------------------



As 4 leis do Materialismo dialético X Maniqueísmo, Sofisma 


Para melhor entender a comparação vou citar previamente as definições dos assuntos há serem comparados. 

Sofisma é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras, mas que são concluído de forma absurda no uso do senso comum. Tem objetivo de dissimilar uma ilusão de verdade. 

Maniqueísmo é uma filosofia religiosa e dualística, que divide o mundo entre bem e mal. 

Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural. 

Na primeira lei, nada fica onde está, nada permanece o que é. não existe nada de definitivo, de absoluto, de sagrado, tudo tem um passado e terá um futuro, nada é de uma vez para sempre, o que é hoje não é definido amanhã. 

Na segunda lei fala da ação recíproca que é um encadeamento de processos, que nos demonstra que tudo influi sobre tudo. é preciso entender que as coisas não são tão simples.constatar a existência em todas as coisas. 

Na terceira lei, as coisas não só se transformam umas nas outras, uma coisa não é apenas ela pura e simplesmente, mas também a sua contrária. Uma coisa é movida por forças que se chocam, pois estas estão em direções opostas. (Uma tende para afirmação vida) e a outra para a negação (morte). 

Na quarta lei diz que a matéria para ser transformada precisa ser cumprida em precisão. Quando uma coisa não muda de natureza, temos uma mudança quantitativa. 

Tanto sofisma como maniqueísmo usam a simplificação do pensamento que reduz os fenômenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é. porém o pensamento sofista usa essa simplificação do pensamento para ir ao contrário do que se é verdade,ou seja,rebate o pensamento com a lógica, persuadindo o pensamento para o inexistente. 

Já o maniqueísmo é uma forma religiosa de pensar,a explicação para tudo é dada com a relação entre o que é bom do que é mal, o maniqueísmo afirma que cada ser humano deve ter consciência entre bem e o mal para poder diferenciar em si e nos outros as presenças do mal afim de poder alcançar o reino da luz, que é o reino de deus. 

No minha visão materialismo dialético é diferente tanto do sofisma quanto do maniqueísmo, pois tende a provar que tudo tem explicação para o existir.a missão do materialismo dialético é reunir todas as descobertas particulares de cada ciência, para fazer a síntese e dar assim uma teoria.na dialética tudo pode ser explicado unicamente pela matéria assim como matéria é a explicação para espaço, natureza, o homem, sociedade,história e todos os outros aspectos na existência.através das explicações da dialética podemos relacionar as suas leis que tiveram tamanha importância para seu desenvolvimento. 

Relacionando o pensamento dialético com o maniqueísmo, fica claro que se diferenciam pelo fato do maniqueísmo ter como principal característica o dualismo absoluto, onde o universo encontra-se dividido em dois princípios básicos, o bem e mal, no qual o bem e relacionado a parcela espiritual humana a deus, e o mal matéria que é o lado ruim e chegado a ser relacionado como tudo o que leva ao diabo. 

Analisando o pensamento do materialismo dialético com a sofisma, fica claro que se diferem pelo fato pelo fato que o dialético repensa suas ideias através da uma verdade. já o sofisma independente de uma verdade ou falácia segue uma linha de pensamento induzindo o individuo através de uma persuasão para determinada coisa ou objeto. 

No fim tanto sofisma, maniqueísmo e o materialismo dialético tem sim uma grande comparação entre si,ambas querem chegar a resolução de algo,provar alguma coisa diante os seus pensamentos.



Referencias eletrônicas:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Psicologia-Psicanalise - Psiquiatria - Psicologia Organizacional - Subjetividade





A psicologia tem como objetivo estuda os processos mentais do individuo e seus comportamentos. Ela tem como base observar entender a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar além da personalidade, razão, sentimentos, atitudes. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais. A psicologia almeja chegar a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. 



Psicanálise é um campo clínico e de investigação, desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista. A psicanálise propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. Ela observa a mente e seu funcionamento, a vivência e o comportamento humano, além de ser usada como psicoterapia. 



A psiquiatria estuda as perturbações da mente humanas, ela tem como objetivo evitar que elas ocorram, diagnosticar e tratá-las. Para chegar aos seus objetivos é necessário fazer um estudo completo do enfermo, obsevando tais características do paciente como psíquico, social, mental. 


A Psicologia Organizacional estuda o comportamento psicológico contido nas organizações. Ela atua junto a recursos humanos, no ambiente de trabalho analisa seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, e suas emoções geradas. A psicologia organizacional trabalhar no exército dessas atividades recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

Subjetividade pode ser dita como um espaço intimo, onde o individuo se relaciona. Ela é citada como o mundo interno de qualquer ser humano, junto as suas emoções, sentimentos e pensamentos ao se relacionar ou não com outro individuo.






Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia 
www.suapesquisa.com/o_que_e/psicologia.htm 
http://www.infoescola.com/medicina/psiquiatria/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_organizacional 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subjetividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário