A Metáfora, Parábola, e Fábula em Psicologia
A Psicologia deve buscar compreender o individuo a partir da inserção desse homem na sociedade. Nesse sentido, a ciência psicológica se utiliza de algumas técnicas e linguagens, sobre tudo simbólicas, como as metáforas, parábolas e fabulas.
Metáfora vem a ser uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo oriundo do latim, onde "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido".
Já a parábola, do grego parabole, significa narrativa curta, não raro identificada com o apólogo (narrativa semelhante a fabula, porém protagonizada por objetos inanimados). A parábola consiste num discurso que faz entender outro. Se valendo se fatos do cotidiano para explicar ou transmitir algo, ou seja, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades.
Fábula é uma narração breve cujas personagens via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objeitvo transmitir uma lição de moral. Logo se entende por moral como regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo. Derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes, moral é definido como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda).
Pode se afirmar, que essas linguagens, carregadas de simbolismos, se tornam ferramentas eficazes quando que se trata de estimulo do raciocínio lógico do indivíduo em diversos casos de psicoses.
REFERENCIAS:
BOCK, A.M.B. Formação do Psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. 1997. Disponível: www.pepsic.dvsalud.org - Acessado em 18/09/2012, 15:43h
http://www.dicionarioinformal.com.br/moral/
BOCK, A.M.B. Formação do Psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. 1997. Disponível: www.pepsic.dvsalud.org - Acessado em 18/09/2012, 15:43h
http://www.dicionarioinformal.com.br/moral/
Nenhum comentário:
Postar um comentário